Como nossa mente funciona

Diferente do que muitos pensam nossa mente não serve só pra processar informações, armazenar memória e resolver problemas, contudo, este modo mental 0 Modo Fazer, é o mais exercitado por nós. Ainda que não tenhamos muita consciência, na nossa mente temos outro modo de funcionamento, onde percebemos os sons, os aromas, as sensações, emoções, tais como são sem rótulos, sem necessidade de chegar em algum lugar ou de alcançar algum objetivo. Este modo mental – chamado Modo Ser – nos proporciona viver o presente, tal como ele é.

Modos mentais, e outros temas  estão diretamente ligados com as idéias desenvolvidas em Mindfulness, abaixo algumas perguntas que me fiz e que podem também ser suas dúvidas:

Como Mindfulness pode ajudar?

Ajuda a treinar nossa mente para entender e se libertar de dois processos críticos situados na origem da depressão, ansiedade, estresse crônico  e de muitos outros problemas emocionais.

  1. Pensar em excesso, ruminar*, julgar ou se preocupar demais sobre as coisas
  2. Evitar, reprimir ou afastar das experiências

*Ruminar seria fazer perguntas repetidamente sobre  as quais  não se tem uma resposta, esta atividade é típica do modo da mente fazer, como por exemplo:

  1. O que está errado comigo? Porque eu fico tão infeliz quando outras pessoas parecem   ser felizes? (não aceitamos a nossa situação atual, nos comparamos, julgamos e nos criticamos)
  2. O que fiz de errado para acabar me sentindo dessa maneira?(buscamos de forma em  nosso histórico do passado eventos, fatos que seriam a causa deste sofrimento)
  3. O que vai acontecer comigo se eu continuar assim? (focamos de forma negativa previsões para nosso num futuro)

Mindfulness ou atenção plena  oferece uma alternativa para libertar a mente ruminativa atormentada:

  • Experimentando o que está no presente, ao invés de pensar sobre ele
  • Aceitando a nós mesmos e nossa experiência, ao invés de perceber ambos aquém de expectativas e com necessidade de mudança
  • Entender que os pensamentos não refletem realidade, assim eles perdem o poder de impor-se na disposição de ânimo.(Tesdale, Willians e Segal, 2016 )

Como desenvolver esta habilidade?

 Mudando de forma deliberada o modo fazer para o ser

  •  Autorregulação da atenção (concentração na experiência fenomenológica) – observando o que se passa com o corpo, sensações e pensamentos , emoções, no momento presente.
  •  Monitoramento aberto perceber as experiências com curiosidade, abertura e aceitação. As coisas como são sem filtros (cognitivo, afetivo, cultural), livre do padrão do prejulgamento.

O estado mental do Modo Ser pode ser treinado por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos,  de maneira formal ou informal:

  • Prática formal – baseada em técnicas de meditação – dirigindo a atenção a qualquer objeto ou fenômeno que se manifeste no presente, usando âncoras da atenção para a observação consciente, como a própria respiração, sensações do corpo, movimentos ou mesmo o ato de se alimentar
  • Prática informal – levar a qualidade da atenção plena ao presente em atividades cotidianas, por exemplo dirigir, escovar os dentes, ouvir, exercitar-se,etc.

Como reconhecer os Modos Mentais?

MODO FAZER

  1. Costuma entrar em operação automaticamente
  2. Usa pensamentos e idéias – mantendo na mente enquanto trabalhamos
  3. Concentra-se no passado e no futuro para ajudar a chegar na meta
  4. Mantém na mente o que tem que ser evitado- o lugar onde não quer ir
  5. Concentra-se na lacuna entre onde estamos e onde desejamos estar
  6. Pensamentos e idéias são vistos como reais (não sereia útil ficar duvidando deles a todo momento)
  7. Permanece concentrado na meta até a tarefa ser concluída, ou até que fiquemos desgastados ou cansados demais para prosseguir (esse modo pode trazer exigências duras e desagradáveis)

MODO SER

  1. Deliberadamente proposital
  2. Opera por meio das sensações e percepções
  3. Concentra-se no presente aqui e agora
  4. Experimenta as coisas como elas são de forma interessada
  5. Aceita que as coisas sejam do jeito que é, não existe meta para ser alcançada
  6. Pensamentos são vistos como eventos mentais, não tem o poder de controlar nossas ações
  7. Prioriza a sensibilidade para qualidade do momento, do bem-estar e o bem-estar dos outros.

(Tesdale, Willians e Segal, 2016 ):

Por fim, ambos estados são naturais – portanto praticar Mindfulness é permitir-se passar do modo fazer para modo ser, ampliando, facilitando e automatizando a passagem para este modo. (Willians, 2010)

Abrir Chat
Olá,
Podemos lhe ajudar?