Depressão
O que é?
Repetição de um padrão de pensamento em que a pessoa vê a si mesma de forma negativa e sem valor, tendendo a se criticar e subestimar-se. Da mesma maneira que interpreta situações e experiências de forma negativa, percebe o mundo fazendo exigências, colocando obstáculos exorbitantes e intransponíveis. Por fim, imagina seu futuro negativo, sem esperança, acreditando que o atual sofrimento continuará indefinidamente.
Ansiedade
O que é?
Ansiedade – Futuro é assustador!
No modelo cognitivo temos a seguinte equação que representa a ansiedade:
ANSIEDADE = SUPERESTIMAÇÃO DO PERIGO x SUBESTIMAÇÃO DE SUA CAPACIDADE PARA ENFRENTÁ-LO
Ocorre quando nos vemos muito pequenos, frágeis, incapazes, olhando para eventos futuros de forma muito assustadora. O olhar sempre é superestimado, distorcido não representando uma realidade concreta.
Disfunções Alimentares
Como se desencadeiam segundo o Modelo Cognitivo – Comportamental?
Experiências durante o desenvolvimento (formação de esquemas e crenças) + Genética (predisposição)
Desde que a criança nasce é exposta a comportamentos e experiências alimentares, influenciada pelo seu grupo familiar e social. Desta forma, a criança constrói um padrão de respostas cognitivas emocionais comportamentais (esquemas), relacionadas a alimentos e comportamentos alimentares.
Estes esquemas parecem ser invisíveis, mas surgem através dos pensamentos automáticos negativos, que geram emoções e comportamentos negativos sobre alimentação (comer em excesso; bulimia; ou não comer – Anorexia). Ou então, uso da alimentação como estratégia para lidar com situações e emoções difíceis (obesidade; sobrepeso).
Psicoterapia Cognitivo – Comportamental na Clínica
O mundo não é movido pelas coisas, mas pela visão que temos delas (Epiteto – séc IV a.c)
OS 10 PRINCÍPIOS DA TEORIA COGNITIVA
1. A Teoria Cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos.
Como:
a) Identificação do pensamento atual do paciente que o leva a sentimentos e comportamentos. Ex: Pensamento: Eu não faço nada certo, por mais que eu tente; Sentimento: Tristeza; Comportamento: Desiste de estudar.
b) Identificação dos fatores precipitantes da instalação do transtorno;
c) Levantamento dos eventos de desenvolvimento chaves e padrões duradores de interpretação desses eventos.