Depressão

O que é?

Repetição de um padrão de pensamento em que a pessoa vê a si mesma de forma negativa e sem valor, tendendo a se criticar e subestimar-se. Da mesma maneira que interpreta situações e experiências de forma negativa, percebe o mundo fazendo exigências, colocando obstáculos exorbitantes e intransponíveis. Por fim, imagina seu futuro negativo, sem esperança, acreditando que o atual sofrimento continuará indefinidamente.

Ansiedade

O que é?

Ansiedade – Futuro é assustador!

No modelo cognitivo temos a seguinte equação que representa a ansiedade:

ANSIEDADE = SUPERESTIMAÇÃO DO PERIGO x SUBESTIMAÇÃO DE SUA CAPACIDADE PARA ENFRENTÁ-LO

Ocorre quando nos vemos muito pequenos, frágeis, incapazes, olhando para eventos futuros de forma muito assustadora. O olhar sempre é superestimado, distorcido não representando uma realidade concreta.

Disfunções Alimentares

Como se desencadeiam segundo o Modelo Cognitivo – Comportamental?

Experiências durante o desenvolvimento (formação de esquemas e crenças) + Genética (predisposição)

Desde que a criança nasce é exposta a comportamentos e experiências alimentares, influenciada pelo seu grupo familiar e social. Desta forma, a criança constrói um padrão de respostas cognitivas emocionais comportamentais (esquemas), relacionadas a alimentos e comportamentos alimentares.
Estes esquemas parecem ser invisíveis, mas surgem através dos pensamentos automáticos negativos, que geram emoções e comportamentos negativos sobre alimentação (comer em excesso; bulimia; ou não comer – Anorexia). Ou então, uso da alimentação como estratégia para lidar com situações e emoções difíceis (obesidade; sobrepeso).

Psicoterapia Cognitivo – Comportamental na Clínica

O mundo não é movido pelas coisas, mas pela visão que temos delas (Epiteto – séc IV a.c)

OS 10 PRINCÍPIOS DA TEORIA COGNITIVA

1. A Teoria Cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos.
Como:

a) Identificação do pensamento atual do paciente que o leva a sentimentos e comportamentos. Ex: Pensamento: Eu não faço nada certo, por mais que eu tente; Sentimento: Tristeza; Comportamento: Desiste de estudar.
b) Identificação dos fatores precipitantes da instalação do transtorno;
c) Levantamento dos eventos de desenvolvimento chaves e padrões duradores de interpretação desses eventos.

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