Psicoterapia Cognitivo – Comportamental na Clínica

O mundo não é movido pelas coisas, mas pela visão que temos delas (Epiteto – séc IV a.c)

 

OS 10 PRINCÍPIOS DA TEORIA COGNITIVA

1. A Teoria Cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos.
Como:

a) Identificação do pensamento atual do paciente que o leva a sentimentos e comportamentos. Ex: Pensamento: Eu não faço nada certo, por mais que eu tente; Sentimento: Tristeza; Comportamento: Desiste de estudar.
b) Identificação dos fatores precipitantes da instalação do transtorno;
c) Levantamento dos eventos de desenvolvimento chaves e padrões duradores de interpretação desses eventos.

 

2. A Terapia Cognitiva requer uma aliança terapêutica segura, significa que a relação entre paciente e terapeuta será pautada em:

Cordialidade
Empatia
Atenção
Respeito genuíno
Feedback sobre o terapeuta.

 

3. A Terapia Cognitiva enfatiza colaboração:

O trabalho é em equipe – juntos, paciente e terapeuta decidem: o que vão trabalhar a cada sessão, metas e problemas, tarefas de casa, etc. “O Terapeuta é o técnico, mas quem faz o gol é o paciente”. (Ana Maria Serra, 2012)

 

4. A Terapia Cognitiva é orientada em meta e focalizada em problemas:

Nas primeiras sessões são enumeradas e estabelecidas as metas e específicas de tratamento, assim como as estratégias para alcançá-las. O que chamamos de LPM, Lista de Problemas e Metas.

 

5. A Terapia Cognitiva inicialmente enfatiza o presente:

O tratamento tem um forte foco sobre os problemas atuais, problemas do aqui-e-agora, independente do diagnóstico. O passado só entra em questão quando o paciente expressar esta demanda (De que forma isso afeta você, hoje?), ou quando o trabalho voltado nas questões atuais produz pouca mudança cognitiva, emocional e comportamental, e o terapeuta julga importante entender como e quando as ideias disfuncionais se originaram.

 

6. A Terapia Cognitiva é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída:

Desde a primeira sessão é ensinando ao paciente o modelo cognitivo, sobre seu transtorno e sobre o processo de psicoterapia. Também o paciente é incentivado a registrar sua sessão por escrito, ideias importantes que aprendeu para que possa ler em outro momento e após o término da terapia. Além disto, as tarefas de casa, e os textos sugeridos fazem parte desta psicoeducação.

 

7. A Terapia Cognitiva visa ter um tempo limitado:

A TC tem para todos os transtornos as mesmas metas: alívio dos sintomas, facilitar a remissão do transtorno, ajudar na resolução dos problemas e ensinar ferramentas de prevenção de recaída. Em geral o tratamento é rápido, mas existem casos que requerem mais de um ano, quando as crenças disfuncionais e comportamentos do paciente tem um padrão mais rígido.

 

8. As sessões de Terapia Cognitiva são estruturadas:

Todas as sessões tem uma estrutura, o que ajuda a tornar o processo de psicoterapia compreensível para o terapeuta e para o paciente. Assim, o paciente fica confortável, pois entende sua responsabilidade na sessão, e o terapeuta tem uma clareza da sessão e do próprio tratamento.

Estrutura de sessão:

– Verificação do humor;
– Estabelecimento colaborativo de uma agenda;
– Feedback da sessão anterior;
– Revisão das tarefas de casa;
– Discussão dos itens da agenda;
– Nova tarefa de casa;
– Resumo e feedback da sessão.

 

9. A Terapia Cognitiva ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais:

O paciente é treinado para estas habilidades e existem formulários próprios que ele preenche com o psicoterapeuta e posteriormente sozinho em casa.
Um deles é chamado Desafio Pensamento Automático Negativo (PANS), que contem perguntas tais como:

O que estava passando por sua mente naquele momento?
Qual foi sua emoção?
Qual foi seu comportamento?
Quais são as evidências a favor e contra a este pensamento?
Qual seria um pensamento alternativo a esta situação? Etc..

 

10. A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento.

Algumas técnicas:

Centrais: Questionamento Socrático (ou seja, não transmitimos conteúdo, mas instalamos nova forma de processar a informação – ensinamos a pensar diferente) e Descoberta Orientada (usada para identificar pensamentos automáticos). Resolução de problemas, experimentos comportamentais, relaxamento, cartões de enfrentamento; role-play (dramatização), etc

Fonte: Judith Beck Terapia Cognitiva – teoria e pratica. Porto Alegre: Artemed, 1997.
Serra, Ana Maria – Apostila do curso de especialização em Terapia Cognitiva, 2012

*Ao logo destes últimos anos foram sendo incorporadas outras técnicas oriundas das chamadas terceira onda em TCC, em especial, utilizo as técnicas da Terapia de Esquemas de Regulação Emocional e treinamento de Mindfulness.

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